sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dor Ciática



Dor Ciática ou Ciatalgia se refere a irritação do nervo ciático e é caracterizada por dor ao longo do trajeto do nervo. Dependendo da intensidade da compressão e do processo inflamatório local a dor pode se manifestar mais próxima a raiz, como nas regiões glútea e posterior da coxa ou, nos casos mais graves, se estender inferiormente, acometendo também panturrilha e pé.
A causa mais comum desse quadro é a compressão das raízes do nervo ciático que emergem dos segmentos inferiores da coluna lombar por herniação discal ou processos degenerativos da coluna (osteófitos e espondiloartroses).

Outra possível causa é a compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme. O nervo ciático emerge por baixo desse músculo e, em alguns indivíduos, por entre suas fibras, atravessando-o. Desta forma um espasmo ou contratura muscular importante pode gerar um efeito compressivo sobre o nervo causando os mesmos sintomas descritos anteriormente. Essa condição é conhecida como Síndrome do Piriforme.
Assim, por meio de testes específicos  podemos fazer o diagnóstico diferencial entre essas duas condições e propor o tratamento mais eficaz ao paciente. Manobras de liberação dos pontos de compressão do nervo e o reequilíbrio dos fatores que levaram ao desajuste biomecânico são parte integrantes do tratamento proposto pela Osteopatia.  

2 comentários:

  1. Estou conhecendo seu blog hoje e gostei muito!!! Tenho muitas dores e toda informação colocada aqui nos ajuda a entender melhor e a procurar ajuda. Estou interessada em saber mais sobre a osteopatia, não conhecia, estarei seguindo seu blog!!! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina!
    Obrigado pelo comentário... Espero poder esclarecer assuntos que são comuns a muita gente. Se tiver alguma questão específica sinta-se a vontade para perguntar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...