sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Hérnia de Hiato e Refluxo Gastroesofágico (RGE)

A hérnia de hiato é o deslizamento de parte do estômago para o tórax, através do orifício do diafragma.
O esôfago do adulto é um canal muscular de 35 a 40 cm, que conduz o alimento da boca ao estômago. Poucos centímetros antes de se abrir no estômago, o esôfago cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato. O diafragma, principal músculo respiratório, é uma calota muscular que divide o tórax do abdome. Na região do hiato esofágico existe uma válvula que se abre para a passagem do alimento do esôfago para o estômago e se fecha para que o conteúdo gástrico não retorne ao esôfago.
A fraqueza da musculatura diafragmática associada a outros fatores pode gerar uma alteração no posicionamento do estômago e originar a Hérnia de Hiato. Quando essa condição acontece há uma falha no mecanismo de regulação da válvula anti-refluxo e o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, pode atingir a mucosa do esôfago, é o chamado Refluxo Gastro-Esofágico (percepção da volta do conteúdo estomacal no sentido da boca). 



















Os principais sintomas associados são:
  • Pirose ou azia: é a sensação de queimação ou calor no peito, normalmente irradiada desde a parte superior do abdômen até a garganta. Costuma ocorrer após a alimentação, quando o estômago cheio favorece o refluxo;
  • Eructações (arrotos) freqüentes;
  • Regurgitação: é o retorno do conteúdo alimentar até a boca, com gosto ácido e azedo;
  • Dor no peito: dor torácica que pode lembrar dor de origem cardíaca.
  • Tosse, rouquidão: o refluxo de material ácido para a parte inferior da garganta pode levar a tosse crônica e alterações na voz;
  • Dor de garganta: dores de garganta crônicas sem causa aparente;
  • Excesso de saliva: alguns pacientes queixam-se de salivação excessiva, o que é um reflexo natural porque a deglutição dessa saliva alivia a queimação.
TRATAMENTO OSTEOPÁTICO

Tendo um vasto campo de atuação nas condições anormais do sistema digestivo, a OSTEOPATIA também trata as hérnias de hiato com muita eficiência. O tratamento é realizado por meio de técnicas manuais e consiste em normalizar o tônus do diafragma, estimular o sistema nervoso autônomo e regular a posição do estômago na cavidade abdominal.
A reeducação dos hábitos alimentares é parte importante para o sucesso terapêutico e na sua manutenção. Nas condições mais graves, a cirurgia corretiva pode ser necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...