sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cefaléia Tensional: tratamento pela Osteopatia


Cefaléia Tensional: atuação da Osteopatia 

A cefaléia, popularmente chamada de dor de cabeça, atualmente é uma das condições dolorosas com maior incidência na população e estima-se que cerca de 90% das pessoas terá cefaléia pelo menos uma vez na vida.
Inúmeros são os fatores que podem gerar dor de cabeça num indivíduo como, por exemplo, condições alimentares, problemas hepáticos, hipertensão arterial, problemas de oclusão (DTM) entre outras causas; sendo muitas vezes difícil o seu diagnóstico.
A Sociedade Brasileira de Cefaléia define hoje vários tipos de cefaléia e, dentre eles, a cefaléia do tipo tensional é uma das mais comuns. Nela o paciente apresenta sintomas de dor bilateral (dos dois lados da cabeça) do tipo peso, pressão ou aperto, muitas vezes simulando um capacete apertado em volta da cabeça; habitualmente localizadas na fronte e/ou nuca e/ou topo da cabeça; de intensidade leve ou moderada. A cefaléia do tipo tensional pode ser crônica, quando a freqüência das crises é maior que 15 dias ao mês, ou episódica, quando menor que 15 dias ao mês.
Esse tipo de dor de cabeça tem relação com a tensão ou contração exagerada, anormal e mantida de grupos musculares dos ombros, pescoço, couro cabeludo e até face. Esta tensão anormal gera os chamados Pontos Gatilhos (Trigger Points) no músculo. Um Ponto Gatilho é um local altamente irritável que se apresenta rígido à palpação e que produz dor, limitação na amplitude de alongamento, fraqueza sem atrofia e sem déficit neurológico. Quando estimulados, desencadeiam dor local, dor referida a distância e fenômenos autonômicos.
Os músculos trapézio superior, esternocleidomastóideo, elevador da escápula, suboccipitais e mastigatórios são os mais relacionados a sintomatologia dos pacientes com cefaléia do tipo tensional.
No tratamento de Osteopatia o diagnóstico é clínico e depende da anamnese cuidadosa, buscando identificar os fatores desencadeantes e mantenedores do quadro doloroso, de um exame físico detalhado, principalmente pela palpação e busca dos Pontos Gatilho ativos e seu local de dor referida, e também por exclusão das outras patologias.            
A eficácia do tratamento de Osteopatia passa por dois pilares importantes:
  • a identificação correta dos Pontos Gatilhos e das causas que os originam e perpetuam
  • e a abordagem terapêutica buscando suprimir esses fatores.
Na prática clínica a Osteopatia se mostra muito eficaz para cura e/ou controle desse tipo de cefaléia colaborando de forma significativa para qualidade de vida da população.

Dr.Gustavo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...