sábado, 27 de agosto de 2011

Cólicas e refluxo em bebês

O refluxo e a cólica são duas condições relativamente comuns em bebês mas que podem ser muito bem controlados com o tratamento de Osteopatia.
Durante a gestação e no momento do parto, a cabeça do bebê pode ser submetida à forças que, de alguma forma, podem alterar levemente o posicionamento dos ossos que compõe a calota craniana. 
Se for necessário o recurso do fórceps ou ventosa, forças extras são exercidas sobre o corpo do bebê e, assim, muitos dos habituais problemas dos bebês nos primeiros dias de vida podem ter origem nestas situações.
A base do crânio do bebê, região acima da primeira vértebra cervical, é uma região importante que está submetida a grandes forças de compressão pelas contrações no momento do parto, bem como pela passagem pelo canal vaginal, ou o modo como a cabeça no bebê ficou posicionada no momentos finais da gestação. Nesse local se encontram importantes estruturas (como por exemplo o nervo Vago) responsáveis pela inervação do palato, da faringe, cordas vocais, base da língua, função respiratória, ritmo cardíaco e grande parte do aparelho digestivo. Se essas forças comprimirem o local, isso implicará numa compressão sobre estas estruturas que, por sua vez, podem ocasionar cólicas, refluxo gastro-esofágico (RGE) ou ainda outras manifestações.
A abordagem terapêutica se dá através de técnicas manipulativas suaves que buscam equilibrar as tensões que possam ter afetado esse equilíbrio. 
A assimetria craniana funcional, conhecida como Plagiocefalia posicional, também acontece devido às forças compressivas assimétricas as quais a cabeça do bebê está submetida e também responde bem ao tratamento de Osteopatia, principalmente quando a criança é tratada nos primeiros meses de vida.
Na Europa essa técnica já é bem difundida entre a população e a própria comunidade médica sendo comumente aplicadas aos recém nascidos como tratamento e prevenção de diversas condições comuns à eles como:
- cólicas e constipação
- refluxo gastro-esofágico (RGE)
- torcicolo congênito,
- otites de repetição,
- dificuldade de sucção e deglutição,
- assimetrias cranianas,
- alterações do sono, entre outras.
No Brasil, aos poucos a Osteopatia Pediátrica vem sendo difundida e muitos fisioterapeutas especializados já têm contribuído para qualidade de vida dos recém nascidos e seus pais, que são os que mais sofrem por muitas vezes não encontrarem alívio para os sintomas de seus bebês.


Dr. Gustavo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...